Categorias

Edward Snowden pede extensão de asilo para a Rússia

Edward Snowden, o ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA), que vazou quase 2 milhões de arquivos de inteligência dos EUA para revelar táticas de espionagem utilizadas pelo governo, pediu a Rússia uma extensão de seu asilo.

Falando ao Times russo nessa quarta-feira (09), o advogado de Snowden, Anatoly Kucherena, disse que apresentou um pedido de prorrogação do seu asilo no país.

Após os vazamentos de Snowden serem revelados no ano passado, ele teve de sair dos EUA para não ser processado, procurando asilo em Cuba. Após ser negado pelo país, Snowden desembarcou em um aeroporto russo em junho passado e descobriu que os EUA tinham anulado seu passaporte, deixando-o em uma área de espera no aeroporto até que pudesse encontrar uma nova solução. Em 1º de agosto, a Rússia finalmente permitiu-lhe ficar no país por um ano.

Edward Snowden Appears At TED Conference

O asilo de Snowden acaba no dia 31 de julho. Caso o governo não estenda o tempo, Snowden será forçado a deixar a Rússia e encontrar um novo país para contornar os EUA. Vários países da América do Sul que não têm tratados de extradição com os Estados Unidos ofereceram asilo. Sem passaporte, no entanto, ele não pode chegar até aqui.

O governo russo ainda não comentou se a extensão será concedida.