Categorias

Softwares da Apple ultrapassam o Java em número de vulnerabilidades no PC

A empresa de segurança Secunia realizou uma pesquisa sobre os programas instalados nos PCs dos usuários e descobriu que o maior número de vulnerabilidades está em softwares da Apple.

O resultado da pesquisa coloca a empresa na frente da Oracle e seu Java, que lideraram a lista por anos seguidos. A Adobe ficou no terceiro lugar no ranking das vulnerabilidades, em grande parte por causa do Adobe Reader.

Segundo o relatório da Secunia, as versões para PC do iTunes e do QuickTime são negligenciados pelos usuários e não sofrem atualizações, ficando expostos a falhas de segurança que já foram corrigidas pela Apple. Entre os usuários norte-americanos, 61% deles estavam com o QuickTime desatualizado e 47% com versões vulneráveis do iTunes.

A pesquisa coletou dados entre Outubro de 2014 e Outubro deste ano e foi baseada em usuários que tem a solução Personal Software Inspector, da própria Secunia. O programa verifica versões de sofwares instalados e faz atualizações automaticamente, então a base de 8 milhões de usuários pesquisados é formada por usuários que já tem alguma preocupação com atualizações de segurança.

Entre as aplicações mais inseguras, também constam o Adobe Reader X 10.x, Oracle Java JRE 1.8.x/8.x e o Adobe Reader XI 11.x.