Categorias

Sony se esquece de renovar domínio e tira jogos online do ar

A Sony deixou passar o prazo de renovação do domínio SonyOnline.net e provocou o caos em sua linha de jogos MMO. Sem o domínio funcionando, os nameservers não direcionavam os usuários para os endereços certos e jogos, fóruns e sites ficaram inacessíveis.

O prazo de expiração do domínio era 26 de Maio e no dia 15 de Julho, sem pagamentos, o domínio reverteu para a Network Solutions. Embora a Sony concentre suas atividades online de jogos no domínio SOE.com, todos os nameservers dependiam do domínio expirado: ns2.sonyonline.net, ns4.sonyonline.net, ns6.sonyonline.net.

Durante algumas horas, SOE.com, EverQuest2.com e outros domínios da empresa passaram a redirecionar para uma página genérica repleta de anúncios publicitários. O presidente da SOE, John Smedley, admitiu o erro publicamente pelo Twitter e revelou que o aviso de renovação foi enviado para o endereço de e-mail errado na Sony.

Apesar do problema ter sido corrigido e o domínio renovado até 2020, a propagação do DNS pode ter demorado até 48 horas para alguns usuários. Durante esse período, jogos como Everquest 2, DC Universe Online e Planetside 2 não conseguiram autenticar seus jogadores.