Categorias

SoundCloud comemora a queda do Muro de Berlim com “Muro de Sons”

Nesse último domingo (9), completou 25 anos desde que o Muro de Berlim, dividindo a Alemanha Oriental e a Ocidental, foi demolido. Para comemorar a queda, o SoundCloud fez uma parceria com a empresa Grey Advertising e lançou “The Wall of Sound”, um projeto de arte acústica destinada a oferecer uma imagem sonora que representa a vida em torno do muro.

A peça tem 7 minutos e 32 segundos de duração, que é igual ao tempo que teria levado para uma onda de som viajar no comprimento do muro, e reconstrói os gritos de guardas da fronteira, sons de tiros e citações de autoridades responsáveis pela barreira.

Berlin-SoundCloud-2-798x310

Em vez de ter comentários incluídos pelos usuários, como de costume no SoundCloud, o clipe traz pequenas notas sobre as vítimas que morreram ao tentar atravessar o Muro de Berlim.

O site de compartilhamento de música diz no post: “Em 1989, a sede do SoundCloud teria sido parte da Zona da Morte próximo ao Muro de Berlim. Dedicamos o Wall of Sound para as 120 mulheres, homens e crianças, que perderam suas vidas na tentativa de viver em liberdade. Nós não esqueceremos”.

O Wall of Sound está na página inicial do SoundCloud até o final dessa segunda-feira.