Categorias

Spams apostam em PDF para realizar golpes

Arquivos em PDF têm substituído imagens nos e-mails não solicitados.
Com abordagem, criminosos pretendem atingir mais pessoas.

Ameaçados pela crescente precisão dos sistemas anti-spam, piratas virtuais estão apostando em arquivos em PDF — formato que possibilita sua troca entre máquinas mantendo a diagramação, fonte e tamanhos inalterados — para substituir as imagens em seus golpes por e-mail, segundo dados recentes de empresas de segurança.

O spam de imagem, que no início do ano era responsável por 60% dos e-mails indesejados, diminuiu sua participação e agora tem apenas 15%. As mensagens contendo arquivos em PDF tomaram seu lugar desde junho, correspondendo a um terço dos spams.

A ascensão de diferentes tipos de spams é um indicador da disputa entre os criminosos e as redes de segurança. O spam de imagem apareceu no fim de 2006, e as companhias de segurança tiveram que se adaptar aos ataques, detectando as imagens não desejadas e bloqueando-as, afirmou Matt Sergeant, consultor anti-spam da empresa de segurança MessageLabs.

“O volume de spams de imagem era tão grande que muitas empresas passaram a bloquear qualquer e-mail que chegasse com imagens anexadas”, afirmou.

Segundo o site de tecnologia “The Register”, as melhores técnicas de filtragem levaram os criminosos a mudar de tática e fazer experimentos com arquivos em PDF. A vantagem de utilizar o PDF é que diversas empresas precisam receber arquivos do tipo, por isso não podem bloqueá-los completamente — deste modo, os spams podem conseguir chegar aos usuários.

Com informações de G1.