Categorias

Spotify passa a usar serviços de nuvem do Google

Em 2014, o Google tentou adquirir o Spotify mas as negociações falharam. Agora, as duas empresas estão próximas novamente enquanto o Spotify passa a adotar os serviços de nuvem do Google para seus dados.

A estratégia pegou muita gente de surpresa e significa que o serviço de streaming de música vai parar de usar seus próprios servidores e passará a armazenar boa parte de suas operações nos servidores do Google.

Os arquivos de música que são transmitidos pelo Spotify permanecerão armazenados na nuvem da Amazon, atual líder no disputado segmento. Mas toda a infraestrutura do Spotify será migrada para a nuvem do Google. A decisão foi justificada pela empresa devido aos recursos de análise de dados oferecidos pelo Google. “É nesse ponto que o Google tem o diferencial e é onde nós acreditamos que eles continuarão tendo o diferencial”, explicou Nicholas Harteau, Vice-Presidente de Engenharia e Estrutura do Spotify.

A parceria inesperada com o Google reacendeu os rumores de que as duas empresas teriam voltado a conversar sobre uma aquisição. Com 75 milhões de usuários ativos, o Spotify seria uma oportunidade tentadora para o Google de entrar no emergente e lucrativo mercado de streaming de música. Por enquanto, a migração já é uma vitória para o Google, seja pelo volume das operações que passará a controlar seja pelo prestígio gerado pela responsabilidade.