Categorias

Steam lista os jogos mais rentáveis de 2016

O Steam divulgou nos últimos minutos de 2016 uma lista dos 100 jogos mais rentáveis do ano que passou e, como era de se esperar, há espaço para jogos que continuam fazendo sucesso ano após ano e jogos que foram lançados recentemente.

Assim, no grupo dos títulos que mais renderam para suas desenvolvedoras, é possível encontrar medalhões antigos como Dota 2 e Counter-Strike: Global Offensive (ambos da própria Valve), ao lado de títulos mais novos como The Division e No Man’s Sky.

Sem um ordenamento preciso ou números, o Steam agrupou os jogos por faturamento, não por número de cópias vendidas. No primeiro grupo, batizado de Platinum, além dos já citados, ainda temos produções de peso como Grand Theft Auto V, Fallout 4, Dark Souls III e a revelação independente Rocket League.

rocket-league
Rocket League foi um dos 12 jogos de maior faturamento no Steam em 2016

O nível seguinte, chamado de Gold, reúne outros doze títulos que também faturaram alto em 2016, como o novo Doom, Rise of the Tomb Raider e Rainbow Six: Siege, todos lançados na plataforma esse ano. Mas há também lugar para títulos independentes, como Stardew Valley e o sucesso ARK: Survival Evolved, assim como para jogos mais antigos, como o eterno Team Fortress 2. Call of Duty: Black Ops III superou o mais recente Infinite Warfare e garantiu seu lugar entre os títulos Gold.

black-ops-iii
Mais de um ano depois do seu lançamento, Black Ops III ainda fatura alto no Steam.

Watch Dogs 2 chegou no final do ano na loja digital, mas já conseguiu conquistar sua vaga entre os jogos Silver mais vendidos do ano. Deus Ex: Mankind Divided e Planet Coaster, também de 2016 aparecem nesse grupo dentro da lista do Steam. Provavelmente alavancado pelo lançamento da versão remaster, The Elder Scrolls V: Skyrim aparece na listagem em uma boa posição.

skyrim
Skyrim ainda rende bastante para os cofres da desenvolvedora Bethesda.

A categoria seguinte, batizada de Bronze, traz os demais jogos que entraram para o top 100. O ecletismo prevalece e coloca lado a lado títulos antigos e independentes, como Garry’s Mod e Terraria, ao lado de super-produções de grandes desenvolvedoras lançadas em 2016, como Mafia III e Dishonored 2. Outros campeões de vendas do ano, como Battlefield 1 ou Overwatch não aparecem na listagem por não terem sido lançados através do Steam.