Categorias

Stephen Hawking tem medo de computadores competentes, não malignos

Lembra em julho, quando Stephen Hawking começou a aceitar perguntas no Reddit? Ele disse na época que iria tirar um tempo para ler e responder tudo. Agora, o famoso astrofísico finalmente revelou suas respostas.

A inteligência artificial foi o foco da AMA por causa da carta aberta que Hawking assinou neste ano, juntamente com outras figuras públicas, como Noam Chomsky e Elon Musk, pedindo uma maior supervisão humana no desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial.

Stephen-Hawking

Hawking disse no Reddit que “a mídia muitas vezes distorce o que realmente é dito,” e que não são com máquinas maliciosas que devemos nos preocupar, mas sim com as competentes. “A AI super-inteligente será extremamente boa em realizar seus objetivos”, diz Hawking, “e se essas metas não estão alinhadas com as nossas, estamos em apuros.”

Quando perguntado se as máquinas poderiam se tornar mais inteligente do que nós, Hawking disse: “É claramente possível que algo adquira maior inteligência do que os seus antepassados: nós evoluímos para ser mais espertos do que nossos ancestrais macacos, e Einstein era mais esperto do que seus pais”.

O cientista também disse que o maior mistério do universo para ele são… As mulheres! “… Apesar de ter um PhD em física, as mulheres devem continuar a ser um mistério [para mim].”

A AMA de Hawking é uma parte do #maketechhuman, um debate global criado pela Nokia e a revista WIRED sobre como queremos que a tecnologia molde nosso mundo, nossas sociedades e nossas vidas.

Confira todas as respostas aqui.