Categorias

Steve Ballmer não está satisfeito com os rumos que a Microsoft está tomando

Steve Ballmer pode não ser mais o CEO da Microsoft há anos, mas ainda tem opiniões muito fortes sobre os rumos da empresa.

Durante a reunião anual de investidores da Microsoft, o executivo manifestou seu descontentamento sobre algumas decisões do atual CEO Satya Nadella e foi bastante contundente.

Ao assistir a apresentação da expectativa anual de faturamento de divisão de nuvem da empresa, Ballmer teria declarado que a informação era “bullshit”, ou, em um português educado, “uma porcaria”. Para o ex-CEO, deveria ter sido apresentado um relatório de margens de vendas e de lucro e não as informações que foram mostradas.

“É um tipo de métrica fundamental – se eles estão falando sobre como isso é fundamental para a empresa, eles deveriam relatar isso”, declarou Ballmer para a revista Bloomberg. “Eles deveriam informar o faturamento, não a expectativa”. Ele admitiu para a revista que já entrou em discussão com a Microsoft sobre o assunto e que nestes dois anos que deixou o cargo de CEO ele ainda não sabe quais são esses números.

Mas o uso da métrica incorreta e a falta de transparência não formaram o único momento da reunião que incomodou Ballmer. Ao ser indagado sobre a falta de aplicativos, inclusive alguns importantes, para o Windows Phone, Satya Nadella afirmou que a Microsoft está trabalhando junto aos desenvolvedores com o conceito de aplicativos universais, que funcionariam em desktops, notebooks e smartphones.

Foi a gota d’água para Steve Ballmer. “Isso não vai funcionar”, comentou o ex-CEO. Ballmer defende incisivamente que os dispositivos da Microsoft devem ser capazes de rodar nativamente todo e qualquer aplicativo Android.

Embora a Microsoft tenha anunciando uma iniciativa que permitiria a portabilidade automática de aplicativos Android para o ambiente Windows, o chamado Projeto Astoria supostamente foi colocado em segundo plano no cronograma da empresa, talvez até mesmo cancelado.

Sobre os comentários negativos de Ballmer, Chris Suh, gerente geral da Microsoft para relacionamento com investidores, foi diplomático: “nós apreciamos um diálogo regular com Steve, e saudamos suas opiniões e sugestões, assim como fazemos com a de qualquer outro de nossos investidores”.