Depois de 16 anos de trabalhos, a primeira atualização do protocolo HTTP foi concluída nesta quarta-feira. A notícia foi dada por Mark Nottingham, diretor do IETF HTTP Working Group.
Desde 1999, o Hypertext Transfer Protocol está estagnado na versão 1.1. Com o HTTP/2 finalizado, é apenas uma questão de tempo para revisão e ajustes editorais para que seja publicado como o novo padrão de protocolo e seja adotado em todos os navegadores e serviços web em todo o mundo.
O HTTP/2 promete carregamentos de página mais rápidos e conexões mais estáveis ao sustentar um espectro maior de requisições simultâneas. O novo protocolo traz também um sistema mais eficaz de uso do cache do navegador, suporte a melhores modelos de encriptação e diversas outras melhorias. A lista completa das mudanças pode ser encontrada aqui.
De acordo com Nottingham, uma das causas do longo período de desenvolvimento da nova versão é o tamanho que a Internet cresceu nos últimos anos e nas dificuldades de transição para o novo modelo. Ele acredita que da forma como o HTTP/2 foi modelado, uma evolução para o inevitável HTTP/3 será mais suave e fácil de implementar.
Os fabricantes de navegadores já estão ansiosos para adotar o novo protocolo e o Google anunciou que passará a dar suporte ao HTTP/2 no Chrome tão logo seja possível. Junto com o Firefox, os dois navegadores adotarão a camada Transport Layer Security (TLS) obrigatoriamente após a transição, literalmente tornando encriptadas todas as conexões de página.