Categorias

Tadao Takahashi se torna o segundo brasileiro eleito para o Hall da Fama da Internet

O engenheiro Tadao Takahashi, fundador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), se tornou no início da semana o segundo brasileiro eleito para o Hall da Fama da Internet.

Seu trabalho à frente da RNP garantiu a ela a honraria de ser escolhido na categoria “conectores globais”, como um dos indivíduos fundamentais para a disseminação da internet.

A iniciativa do Hall da Fama da Internet foi criada em 2012 pela Internet Society e tem como objetivo prestar uma justa homenagem aos pioneiros e difusores do acesso à informação e o bem-estar da internet como conhecemos. Takahashi se junta a outras 13 personalidades selecionadas esse ano para fazer parte do seleto grupo e ao cientista da computação e colunista Demi Getschko, o primeiro brasileiro a ser contemplado, em 2014.

“Em última análise, o sucesso da Internet depende das pessoas nos bastidores”, afirmou a presidente e CEO da Internet Society, Kathy Brown, durante a cerimônia de premiação. “Esses indicados personificam o espírito pioneiro dos ‘Inovadores’ e dos ‘Conectores Globais’, que têm sido fundamentais para nos trazer essa tecnologia sem precedentes. Eles são alguns dos primeiros evangelistas da Internet e seu trabalho é a base para muitas das inovações digitais que vemos hoje”.

Takahashi é engenheiro da computação e linguista, e membro fundador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Entre 1988 e 1996, ele criou e foi o coordenador-geral da Rede Nacional de Pesquisas do Ministério da Ciência e Tecnologia (RNP/MCT) e, entre 1999 e 2003, foi também coordenador-geral do Programa Sociedade da Informação da Presidência da República. Confira abaixo um vídeo gravado em 2012 para um projeto da UNESCO: