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Tarifas de telefonia móvel no Brasil são as mais caras do mundo

Tarifas no país são mais caras tanto para ligação entre celulares de uma mesma operadora, quanto para ligações entre celulares de operadoras diferentes
Tarifas no país são mais caras para ligações entre celulares de uma mesma operadora, e para ligações entre celulares de operadoras diferentes

De acordo com estudo publicado ontem pela União Internacional de Telecomunicações, as tarifas de telefonia móvel no Brasil são as mais caras do mundo. Os dados são referentes ao ano de 2012.

Segundo o levantamento, o preço cobrado por minuto de ligação entre celulares de uma mesma operadora é de US$ 0,71. Próximo das tarifas daqui, estão Bélgica e Nova Zelândia (US$ 0,70), além da Suiça (US$ 0,68).

No México e na Argentina, o preço por minuto é de US$ 0,32, no Peru é de US$ 0,18, e no Chile, US$ 0,14.

No caso de ligações entre diferentes operadoras, o custo no Brasil é de US$ 0,74 por minuto. Entre os países com tarifa mais alta, estão Bélgica e Nova Zelândia (US$ 0,70), Suíça (US$ 0,68), Argentina e Irlanda (US$ 0,63).

Os países onde as ligações para operadoras diferentes são mais baratas são a Rússia (US$ 0,09), a África do Sul (US$ 0,40), e a Índia (US$ 0,02).

A associação das operadoras de telecomunicações no Brasil (Telebrasil) afirmou que o estudoconsidera apenas o preço máximo adotado pelas operadoras, e também citou a alta carga tributária brasileira como um fator de encarecimento nos serviços de telefonia móvel no país.

– Com isso, o resultado do relatório não reflete a realidade brasileira, formada por uma grande variedade de planos alternativos, com preços muito mais baratos – afirmou a entidade em comunicado.

Internet também tem preço alto

No estudo, a UIT também mostrou que os serviços de internet no Brasil estão na 55ª posição no ranking de países com a internet mais barata, apresentando um custo médio de US$ 18.

O estudo também mostra que o Brasil está na 62ª posição do Índice de Desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicação (IDI). De acordo com a pesquisa, foram constatados avanços nos serviços de TI no país, fazendo com que o índice no Brasil apresentasse crescimento de 0,41 pontos.