Categorias

Taxistas de Londres param em protesto contra o Uber

Menos de 15 dias depois dos taxistas brasileiros protestarem contra o Uber, ontem foi a vez dos taxistas de Londres cruzarem os braços contra o serviço de caronas online.

Organizados por um dos sindicatos, centenas de taxistas posicionaram seus veículos para bloquear a Oxford Street, a principal rua do comércio na capital inglesa. O objetivo do protesto era chamar a atenção do Departamento de Transportes sobre a falta de regulamentação do uso aplicativo e de seus motoristas cadastrados.

O diretor do Departamento de Transportes, Garrett Emmerson, se defendeu, afirmando que “aplica a legislação relevante igualitariamente e que qualquer sugestão de que o Uber vem sendo tratado de forma diferente de qualquer outra operação privada contratada é um absurdo”. Segundo Emmerson, o protesto foi organizado por um pequeno grupo de taxistas que não pertencem aos principais sindicatos e associações.

Esta não é a primeira vez que o Uber é alvo de protestos de taxistas na Europa. A empresa se defende alegando que não oferece serviços de táxi e que não pode ser enquadrada na legislação que regula setor. O Uber sustenta a posição de que é uma empresa de tecnologia, que presta somente um serviço de comunicação entre usuários e motoristas privados. Até o momento, a empresa não emitiu nenhuma declaração oficial sobre os protestos em Londres.