Categorias

Taxistas franceses enfrentam a polícia para protestar contra o Uber

A França acordou nessa terça-feira com mais um protesto violento dos sindicatos de táxis contra a presença do Uber no país.

Até o momento, houve confrontos com a polícia em diversos pontos, vinte taxistas presos, pneus queimados e barricadas bloqueando avenidas e dois feridos quando um ônibus avançou contra um bloqueio no aeroporto de Orly.

Os protestos estão concentrados na cidade de Paris e seus acessos. Os sindicatos de taxistas exigem o fim do funcionamento de serviços de caronas pagas como o Uber, conhecidos no país como VTCs. A categoria alega ter sofrido uma perda substancial de faturamento, estimada entre 20 e 40% da arrecadação anterior.

“A lei nunca foi aplicada e nós acreditamos que ela seja inaplicável”, reclama Mohammed Khamedi, secretário de um dos maiores sindicatos de taxistas do país. Ele se refere à legislação que regula o funcionamento dos VTCs. Sua solução? “Nós estamos exigindo a eliminação dos VTCs, pura e simples, ou compensação”.

O Uber e outros seis serviços similares enviaram um e-mail em conjunto para seus usuários franceses, explicando o significado das manifestações: “O objetivo deste protesto é simples: pressionar o governo para tornar mais difícil o acesso ao profissional de VTC com o intuito de limitar a competição, enquanto o setor ainda está crescendo”.