Categorias

Tecnologia israelense foi utilizada para medir multidão que participou de protesto contra a corrupção

O grupo de oposição ao governo Movimento Brasil Livre (MBL) utilizou tecnologia israelense para calcular o número de manifestantes que participou do protesto contra a corrupção nesse Domingo, 13 de Março.

A ferramenta de análise de dados foi fornecida gratuitamente pela startup StoreSmarts e funciona ao mapear sinais de Wi-Fi de smartphones de quem estava presente na passeata que tomou a Avenida Paulista, em São Paulo.

Batizada de SmartLok, o sistema é utilizado normalmente para aferir a movimentação de clientes em shoppings e lojas, mas foi utilizado com sucesso para aferir o número de manifestantes presentes durante as 7 horas que duraram os protestos. Segundo Eyal Ben Eliyahu, CEO da StoreSmarts, o objetivo era “finalmente ter um parâmetro objetivo de quantas pessoas estão indo para a manifestação”.

O MBL preferiu utilizar uma ferramenta independente para os cálculos dada a discrepância dos números divulgados pela Polícia Militar e pelos órgãos de imprensa em passeatas recentes. Entretanto, tanto os dados oficiais da PM paulista quanto os analisados pelo SmartLok registraram o mesmo número aproximado de participantes: 1.4 milhão de pessoas.

A tecnologia SmartLok permite ignorar a emissão de sinais de Wi-Fi de desktops e roteadores e contabilizar somente os dispositivos móveis circulando em determinada região. Um transmissor emite uma frequência e os aparelhos com Wi-Fi ativado respondem com um RSSI, um indicador da força do sinal. Para mapear toda a Avenida Paulista, diversos transmissores foram montados na sua extensão.

Os dados foram apurados em tempo real e ofereceram um panorama dinâmico da movimentação da passeata. Ainda que o sistema consiga determinar quanto tempo um smartphone permaneceu no local, a empresa garante que dados individuais não foram rastreados ou armazenados em seu banco de dados.

Para Eliyahu, a experiência foi positiva, mesmo sem um retorno financeiro direto: “nós acreditamos em tomadas de decisões baseadas em dados, quer seja para a política ou para o comércio. A exposição que nós estamos conseguindo ao apoiar tais solicitações é muito importante para nós e nosso parceiro local, na medida em que vemos o Brasil como um mercado muito importante”.