Categorias

Tecnologia permite criar avatares em 3D a partir de uma única foto

Com a Realidade Virtual batendo em nossas portas e até a Microsoft prometendo uma investida maciça em conteúdo 3D a partir do ano que vem, que tal criar uma versão tridimensional de você mesmo?

Essa é a proposta da Loom, uma empresa que criou uma tecnologia que permite criar avatares em 3D animados de qualquer pessoa a partir de uma única selfie.

Segundo a empresa, os resultados são fruto de uma união entre aprendizado de máquina, visão computadorizada e tecnologia de efeitos especiais vinda de Hollywood. Juntos, são capazes de recriar uma versão bastante aproximada do rosto original, com capacidade de se expressar de forma realista. Para provar o poder de seu programa, a Loom produziu algumas animações a partir de uma única foto estática de celebridades conhecidas:

https://youtu.be/uXaWgKLlSj8

https://youtu.be/M_Hn1SbcNrY

https://youtu.be/iY5SiAYcP_Q

“A chave para construir personagens digitais críveis é extrair as características perceptíveis salientes de um rosto humano em 3D”, explica Kiran Bhat, CTO da Loom e veterano dos efeitos especiais da Lucasfilm, com experiência de captura facial para personagens das franquias cinematográficas Vingadores e Piratas do Caribe. Ele cita como um exemplo do conceito aplicado pela Loom a captura do rosto e da interpretação do ator Mark Ruffalo para compor o Hulk digital que aparece nas telas.

“Essa nova suíte de algoritmos computacionais construídos pela Loom.ai irão democratizar o processo de construir avatares 3D críveis para todos, um processo que era anteriormente caro e exclusivo para atores de Hollywood beneficiados por uma infraestrutura de um estúdio”, completou Bhat.

No comando do projeto, está Mahesh Ramasubramanian, CEO da Loom e outro veterano das telonas, desta vez da indústria de animação, tendo trabalhado em produções como Madagascar 3 e Shrek. Para o executivo, “a mágica está em trazer os avatares à vida e criar uma conexão emocional. Usando a musculatura facial da Loom.ai impulsionada por um robusto programa de análise de imagem, nossos parceiros podem criar experiências animadas em 3D personalizadas com a mesma fidelidade visual vista em filmes produzidos, tudo a partir de uma única imagem”.