Categorias

Telegram sai do ar no Brasil

O Telegram, que se tornou mais conhecido no Brasil depois das constantes interrupções de seu rival WhatsApp, está agora em uma situação parecida: seu serviço está fora do ar no país.

O problema do aplicativo de mensagens começou por volta das 13h dessa quinta-feira, mas não é local e afeta usuários de quase toda a América Latina e parte da América do Norte.

O Telegram emitiu um comunicado inicial através de sua conta no Twitter onde afirmava que o incidente tinha origem em um “problema de hardware” e sua equipe de engenheiros trabalhava em uma solução. Duas horas depois, uma nova mensagem explica melhor a situação: “o sistema de refrigeração morreu em um data center, superaquecimento maciço. Os dados estão seguros, estamos trabalhando com a equipe do data center para corrigir”.

Em Fevereiro desse ano, o Telegram atingiu a marca de 100 milhões de usuários e um volume de 15 bilhões de  mensagens trocadas diariamente. Com esse número expressivo, é possível imaginar o impacto da queda do serviço. Até o momento desta reportagem não há uma previsão para a restauração total do funcionamento do Telegram na região.

Apesar do crescimento, o Telegram ainda tem muito caminho pela frente para derrubar os rivais do Facebook. Enquanto o Messenger agrega 800 milhões de usuários mensais, o WhatsApp impressiona com um bilhão de assinantes ativos, um número dez vezes superior ao conquistado pelo Telegram.