Categorias

Tentáculo robótico consegue segurar formiga sem machucar

Cientistas da Universidade Iowa desenvolveram um robô capaz de manipular objetos minúsculos com precisão usando tentáculos.

Os nanotentáculos robóticos milimétricos foram capazes de segurar uma formiga sem machucar o inseto. A tecnologia pode ser utilizada em aplicações médicas no futuro.

Os tentáculos são feitos de tubos de silicone flexível com apenas oito milímetros de comprimento e 0.2 milímetros de espessura. Os tubos se movem bombeados por ar. A assimetria de suas paredes faz com que a pressão de ar curve o tubo em um movimento de espiral controlado.

tentaculo

De acordo com o artigo científico publicado, “tentáculos espiralados são amplamente utilizados na natureza para agarrar e apertar objetos (…) o movimento de espiral de múltiplos giros até agora só havia sido reproduzido em escala de centímetros.” Esta é a primeira vez que cientistas conseguem fazer o mesmo processo em milímetros.

Jaeyoun Kim, professor responsável pelo projeto, explica que “há microrobótica, onde se deseja tornar os robôs cada vez menores e há robótica suave, onde se deseja criar robôs que não sejam feitos de ferro e aço. Esse projeto é uma sobreposição dos dois campos. Eu quero ser um pioneiro nesse novo campo com microescala e robôs leves”.