Categorias

Terceirizados da Apple vendiam dados de clientes na China

As autoridades chinesas desbaratam na semana passada um esquema envolvendo terceirizados da Apple que vendiam dados de clientes no mercado negro.

A rede de golpistas era formada por dezenas de funcionários de empresas fornecedoras de serviços e equipamentos para Apple no país.

A quadrilha tinha acesso a servidores de bancos de dados da empresa norte-americana e ferramentas que lhe permitiu extrair dados privados de usuários, como nomes completos, Apple IDs, números de telefone e outras informações. Os dados eram então comercializados em grandes lotes para compradores interessados, onde o preço individual das informações de cada vítima podia sair por menos de dois dólares. Apesar do baixo valor, as autoridades calculam que o volume negociado rendeu mais de sete milhões de dólares para os criminosos.

As investigações duraram meses e foram conduzidas em diversas províncias da China, o que indica o alcance da organização montada para furtar dados da Apple. No total, 22 suspeitos foram presos pela polícia e apenas 2 deles não prestavam serviços para a Apple.

Acredita-se que os dados vendidos para o mercado negro possam ser utilizados em golpes, fraudes e furto de identidade. Um jornalista de uma rede local conseguiu comprar por cerca de US$100 o histórico de voo e as hospedagens em hotéis de outro jornalista, que supostamente teriam sido extraídos dos servidores da Apple pela mesma quadrilha.