Categorias

“The Circle” traz uma visão assustadora do Vale do Silício

Como seria um futuro controlado por uma única empresa de tecnologia? Capaz de resolver todos os nossos problemas? Capaz de monitorar cada passo de cada pessoa no mundo?

Essa é a proposta do filme The Circle, uma visão precisa mas também assustadora do Vale do Silício, em uma realidade onde a empresa Circle assimilou todas as outras e domina a indústria.

A produção conta com os astros Tom Hanks, Emma Watson e John Boyega para contar uma história que inicialmente é muito parecida com o cotidiano de um Google ou um Facebook: mentes criativas sendo recrutadas para grandes projetos em nome de um bem maior. Mas o que a personagem de Watson acaba descobrindo é que tudo pode ter um preço e a utopia está a um passo de virar um pesadelo de vigilância e totalitarismo. Confira o trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=yI_av33WY8k

The Circle é baseado no livro homônimo escrito por Dave Eggers. Apesar das semelhanças, em 2013, o escritor negou que tenha se baseado no Google para fazer sua obra e afirmou que nunca pisou no campus da empresa. A Circle da história é, na verdade, a soma de todas as empresas de tecnologia juntas. E, pelo trailer, é possível perceber traços de cada uma delas: Google, Apple, Microsoft e mesmo Facebook.

O suspense de ficção-científica é a primeira grande produção de James Ponsoldt, vindo do cinema alternativo norte-americano. The Circle está marcado para estrear nos Estados Unidos em 28 de Abril do ano que vem. Por enquanto, o filme não tem título nacional ou previsão de estreia nos cinemas brasileiros.