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Tim Cook escreve carta aberta aos clientes para tranquilizá-los de que seus dados estão seguros

Seguindo o hack de fotos de celebridades do iCloud, a Apple está colocando uma maior ênfase na segurança do usuário, lançando uma carta aberta de seu CEO, Tim Cook, e um novo conjunto de páginas dedicadas a explicar sua política de privacidade.

Visível no site da Apple, a nova página de política de privacidade é personalizada para cinco regiões diferentes e projetada para ajudar os clientes a entenderem como a empresa utiliza os dados que recolhe deles.

“Estamos publicando este site para explicar como lidamos com suas informações pessoais, o que fazemos e coletamos e por que”, Cook escreve. “Nós iremos atualizar aqui pelo menos uma vez por ano e sempre que houver mudanças significativas nas nossas políticas”, garantiu.

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“Nosso modelo de negócio é muito simples: Nós vendemos produtos”, Cook explica. “Nós não construimos um perfil com base em seu conteúdo de e-mail ou hábitos de navegação na web para vender aos anunciantes”.

O CEO ainda fez questão de afirmar que a empresa não “rentabiliza” com as informações armazenadas no seu iPhone ou no iCloud, não lê e-mail ou mensagens dos usuários. “Nossos softwares e serviços são projetados para tornar os nossos dispositivos melhores. Puro e simples”.

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Na carta, Cook também reitera que a Apple não coopera com as agências governamentais para fornecer dados dos usuários:

Nunca trabalhei com qualquer órgão do governo de qualquer país para criar um backdoor em algum dos nossos produtos ou serviços. Nós também nunca permitimos o acesso aos nossos servidores. E nós nunca vamos.

A página de privacidade da Apple explica que, no iOS 8, a empresa realmente é incapaz de acessar suas configurações de segurança para acessar seus dados: “Em dispositivos que executam o iOS 8, seus dados pessoais, como fotos, mensagens (incluindo anexos), e-mail, contatos, histórico de chamadas, conteúdo do iTunes, notas e lembretes são colocado sob a proteção de seu código de acesso”.

A empresa também está aconselhando clientes a serem conscientes sobre o tipo de dados que compartilham, se regularmente fazem backups e das ameaças de campanhas de phishing e outros perigos parecidos.