Categorias

Tim Cook também aposta na Realidade Aumentada

Tim Cook e a Microsoft, uma de suas maiores rivais, concordam em uma coisa: ambos acreditam na Realidade Aumentada.

Na quarta-feira pela manhã, o CEO da Apple deu uma entrevista ao programa da televisão norte-americana Good Morning, America, onde respondeu o que pensa a respeito da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada.

“A Realidade Aumentada é a maior das duas, provavelmente com uma grande margem, porque isso dá a capacidade para os dois de nós sentar e falar de uma forma muito presente um com o outro, mas também ter outras coisas visualmente para ambos vermos”, explicou o executivo para a entrevistadora. E continuou: “talvez seja algo sobre o que estamos falando, talvez seja outra pessoa aqui que não está presente, mas que poderia parecer estar aqui conosco. Então, há muitas coisas interessantes na tecnologia”.

Seu discurso vai ao encontro das pesquisas e do pensamento apresentados pela Microsoft até agora, inclusive o desenvolvimento do HoloLens. Inclusive, a Microsoft já tem um sistema que permite a conversação entre pessoas que não estão fisicamente presentes no mesmo ambiente utilizando Realidade Aumentada, ou o que a empresa vem tentado renomear para Realidade Misturada.

Especulações que antecederam o anúncio do iPhone 7 apostavam que o smartphone da Apple teria algum tipo de suporte à tecnologia da Realidade Virtual ou Aumentada, à exemplo do que acontece com aparelhos similares de empresas rivais. Mas, por algum motivo, não aconteceu, apesar do interesse claro de Tim Cook e dos rumores de que a Apple já tem uma equipe grande trabalhando na questão.

Para Cook, “a Realidade Virtual meio que encapsula e mergulha a pessoa em uma experiência que pode ser realmente bacana mas provavelmente tem um baixo interesse comercial ao longo do tempo”, conforme revelou na entrevista na televisão. Porém o executivo não descarta a possibilidade de investir na tecnologia e afirma: “menos pessoas estarão interessadas nisso, mas há algumas áreas realmente bacanas ali para educação e jogos em que nós temos um bocado de interesse”.