Categorias

Todas as contas do Yahoo foram comprometidas em 2013

Se você tinha uma conta no Yahoo em Agosto de 2013, há agora 100% de certeza de que seus dados de login e senha foram comprometidos: um novo relatório da empresa revelou que todas as contas foram vazadas por invasores.

O vazamento colossal de dados de um bilhão de contas na verdade teria sido três vezes maior segundo esse novo levantamento e teria afetado todos os os 3 bilhões de usuários mundiais da plataforma.

É sem sombra de dúvidas a maior brecha de segurança da História da Humanidade e dificilmente será superada: em volume, é equivalente a cerca de 40% da população do planeta, embora certamente muitos usuários possuíssem mais de uma conta e muitas contas se encontravam inativas no momento da invasão. É seis vezes maior que o número original anunciado pelo Yahoo quando iniciou a sua investigação.

A sombra da falha de segurança quase ameaçou a venda da empresa para a Verizon, mas a aquisição acabou se concretizando e agora coube à própria Verizon anunciar a amarga descoberta a partir de novos dados. Todos os usuários do Yahoo que não foram notificados diretamente sobre o vazamento anteriormente estão recebendo alertas agora, com quase quatro anos de atraso.

De acordo com o comunicado oficial da Verizon, “a investigação indica que as informações de conta de usuário que foram furtadas não incluem senhas em texto puro, dados de pagamento em cartão ou informações bancárias. A empresa continua trabalhando em proximidade com as autoridades”.