0 Compartilhamentos 485 Views

Travis Kalanick renuncia de vez ao cargo de CEO do Uber

Segundo o New York Times, Travis Kalanick renunciou permanentemente ontem à noite ao cargo de CEO do Uber.

O executivo que ajudou a fundar a empresa em 2009 inicialmente iria se afastar apenas provisoriamente do comando do Uber, mas decidiu não retornar mais, a pedido do conselho diretor e dos investidores.

“Eu amo o Uber mais do que tudo no mundo e nesse momento difícil em minha vida pessoal eu aceitei a requisição dos investidores para me afastar de forma que o Uber possa retomar seu crescimento ao invés de ser distraído por outra briga”, explicou o executivo em nota enviada aos jornais. A saída de Kalanick é o mais recente impacto recebido pelo Uber, na esteira de uma crise que começou no início do ano e já afastou outros grandes nomes de sua cadeia de comando.

Aparentemente, o Uber já havia se adaptado à ausência de Travis Kalanick e estava sendo administrado por um comitê formado pelos 14 executivos mais elevados de sua hierarquia. Mas a empresa ainda deverá sentir a presença de seu fundador: Kalanick pode ter renunciado ao cargo de CEO, mas continua fazendo parte do conselho diretor e, certamente, exercerá forte influência sobre decisões estratégicas da empresa.

“Travis sempre colocou o Uber em primeiro lugar. Essa é uma decisão valente e um sinal de sua devoção e amor pelo Uber”, informa o comunicado oficial do conselho diretor. “Ao se afastar, ele está ganhando tempo para se restabelecer de sua tragédia pessoal ao mesmo tempo que oferece à empresa o espaço para assumir esse capítulo totalmente novo na história do Uber”, continua a nota, em referência à morte recente da mãe de Travis Kalanick em um acidente de lancha.

Bem antes da tragédia, a posição de Kalanick dentro do Uber já estava abalada, desde sua participação relâmpago no governo Donald Trump e a primeira crise #DeleteUber. Uma documentada explosão de fúria diante de um motorista do próprio serviço arranhou fortemente sua imagem pública logo em seguida. Sua aparente incapacidade de controlar as próprias emoções ou gerir a empresa, assolada por escândalos e pela saída de executivos importantes, teriam desagradado os investidores.

O afastamento permanente de Kalanick também coincide com a recomendação oficial da investigação conduzida pela empresa sobre as falhas de recursos humanos e relacionamento entre funcionários. Após a demissão de 20 profissionais, o relatório final sugere uma reformulação dos valores culturais do Uber, uma troca da liderança sênior e um monitoramento mais próximo do conselho de diretores.

Carregando...

Você pode se interessar

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora
Artigos
58 visualizações
Artigos
58 visualizações

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora

Carlos L. A. da Silva - 19 de outubro de 2021

O novo sistema operacional da Microsoft está entre nós, mas talvez não seja uma boa ideia pular de cabeça.

Enumerando e analisando mais de 40 implementações de JavaScript (que não são V8)
Artigos
203 visualizações
Artigos
203 visualizações

Enumerando e analisando mais de 40 implementações de JavaScript (que não são V8)

Carlos L. A. da Silva - 6 de outubro de 2021

V8 é o interpretador JavaScript, também chamado de máquina virtual Javascript, desenvolvido pela Google e utilizado em seu navegador Google Chrome. Com o peso de seus criadores e a quase onipresença do navegador, foi apenas uma questão de tempo para essa implementação do JavaScritp se tornar dominante no mercado. Entretanto, um bom desenvolvedor sabe que […]

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
384 visualizações
Artigos
384 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
482 visualizações
482 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021
Top 25 comandos do Git
Artigos
617 visualizações
617 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021
Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
670 visualizações
670 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021