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Trend Micro alerta: crime eletrônico é financiado pela venda de moedas em jogos online

A empresa de segurança Trend Micro publicou o relatório The Cybercriminal Roots of Selling Online Gaming Currency, que alerta: o crime eletrônico é financiado pela venda de moedas em jogos online.

O novo estudo da Trend Micro apresenta descobertas relacionadas às operações clandestinas no comércio de moedas virtuais e como isso funciona como fonte de renda alternativa para operações do crime cibernético.

Utilizando diferentes estratégias ilegais, os cibercriminosos tiram vantagem de um grupo particular dos jogadores online que estão dispostos a trocar dinheiro de verdade por moedas eletrônicas.
Um dos gêneros mais populares para a comercialização das moedas online é o MMORPG: jogos de RPG em que a natureza competitiva gira em torno de obter moedas eletrônicas e itens raros. Acumular moedas de forma legítima exige muito mais esforço e tempo dos jogadores, o que acaba empurrando alguns destes jogadores para o mercado negro do dinheiro virtual.

A Trend Micro detectou uma infraestrutura profissional, em que alguns sites criaram seus próprios anúncios, promoções e sistemas de pagamento prometendo transações rápidas e seguras, bem como suporte por meio de chat ao vivo 24 horas por dia. Jogos online como a FIFA, World of Warcraft e Path of Exile, e até mesmo o popular jogo Pokémon Go têm seus próprios anúncios, promoções e sistemas de pagamento.

“O lucro na venda das moedas online — convertido pelos hackers em dinheiro real — gera investimento para as atividades cibercriminosas, que incluem ataques direcionados contra empresas, corporações e até mesmo servidores do jogo”, denuncia a empresa de segurança.  A conclusão da Trend Micro é que a compra de moedas online é, essencialmente, uma atitude cíclica e autodestrutiva: ao pagar por métodos ilegítimos para subir de nível nos jogos, os jogadores involuntariamente também financiam o cibercrime.

“Empresas — envolvidas ou não nesses jogos online — também precisam se conscientizar de que os cibercriminosos encontraram uma forma de gerar dinheiro legalmente e, portanto, devem intensificar suas defesas para se proteger contra os ataques alimentados pela venda de moeda de jogos online”, critica o relatório. “Enquanto não houver nenhuma lei no sentido de regular as moedas de jogos online, provavelmente veremos cada vez mais grupos cibercriminosos se aproveitando deste tipo de atividade em particular como fonte de renda”, conclui a Trend Micro.