Categorias

Trend Micro alerta: Super Mario Run e Pokémon Go são alvo de malwares

De acordo com a empresa de segurança Trend Micro, malwares em jogos para dispositivos móveis se tornaram uma grande preocupação e títulos populares como Super Mario e Pokémon Go estão na mira dos cibercriminosos.

Um estudo realizado pelos especialistas da Trend Micro constatou que o volume de ameaças nas plataformas móveis disparou no ano passado, com números assustadores.

O levantamento revela que, somente no final de 2016, 65 milhões de ameaças em dispositivos móveis foram bloqueadas. Para fins comparativos, em todo o ano de 2015, foram detectadas apenas 10,7 milhões de amostras de arquivos maliciosos. “Na era dos jogos em smartphones e em um momento no qual marcas famosas – como Pokémon Go e Super Mario – começam a aparecer em loja de aplicativos, os jogadores precisam tomar cuidado extra com os aplicativos que baixam”, alerta a Trend Micro.

O jogo de realidade aumentada Pokémon Go, que teve uma onda de sucesso durante 2016, foi alvo de intensa atividade cibercriminosa. Os hackers aproveitaram a oportunidade para enganar usuários desavisados e fazer com que eles baixassem aplicativos falsificados alegando serem uma “versão antecipada” do jogo. O fenômeno se repetiu com Super Mario Run: muitas versões falsificadas do Super Mario Run foram baixadas em lojas terceirizadas de aplicativos.

Segundo o analista de Ameaças em Dispositivos Móveis da Trend Micro, Jordan Pan, “antes de qualquer lançamento oficial, os cibercriminosos já haviam lançado seus próprios aplicativos relacionados ao Mario. Desde 2012, encontramos mais de 9.000 aplicativos usando o nome Mario em várias fontes online. Cerca de dois terços desses aplicativos mostram algum tipo de comportamento malicioso, incluindo a exibição de anúncios e download sem o consentimento do usuário. Desde o início do ano, detectamos esses aplicativos maliciosos cerca de 90 mil vezes”.

Mais uma vez, a Trend Micro listou algumas práticas para quem quer jogar em seu dispositivo móvel, sem correr riscos:

  • Faça o download de aplicativos somente em lojas oficiais e desconfie de meios alternativos;
  • Soluções antivírus para dispositivos móveis da Trend Micro como o Trend Micro Mobile Security contam com tecnologias como o Mobile App Reputation que bloqueiam ameaças antes mesmo de alcançar a vítima;
  • Fique atento aos comentários, avaliações e notas dadas pelos usuários;
  • Cuidado com aplicativos que pedem pela permissão de armazenamento. Em combinação com o acesso à Internet, um aplicativo pode fazer upload de fotos privadas para um site sem o conhecimento do alvo.