Categorias

Trend Micro entrevista mais de 2 mil líderes de TI na Europa e EUA

A empresa de segurança Trend Micro entrevistou mais de 2.400 líderes de TI de organizações dos EUA e Europa para entender a extensão da ameaça cibernética voltada a estas regiões.

Quase dois terços dos entrevistados afirmou ter sofrido ao menos um grande ataque conhecido em 2016, o que dá uma ideia da gravidade das ameaças enfrentadas pelas organizações.

De acordo com o levantamento, a média é de quatro ataques sofridos pelas organizações americanas e europeias nos últimos doze meses do ano passado. Nos países nórdicos e a Itália, esta taxa dobra. Durante esse mesmo período, de quatro ataques, três eram ransomware, 31% foram ataques phishing, 17% vieram por falhas de segurança em e-mails corporativos e 15% por espionagem cibernética.

A pesquisa também questionou os líderes de TI quais eles acreditam ser as principais ameaças previstas para 2017. A espionagem cibernética (20%) ficou no topo da lista. Esta certamente é uma ameaça crescente, tanto em termos de espionagem entre países quanto por motivação financeira. Os ataques direcionados e de phishing vieram em seguida.

Todos os entrevistados concordaram que, se um hacker for determinado o suficiente, ele será capaz de escalar qualquer perímetro para entrar em uma rede. A regra portanto, é que as empresas aumentem a capacidade de resistência da sua segurança e as camadas de defesa em suas ferramentas, podendo detectar os movimentos de um hacker o mais rapidamente possível, minimizando os potenciais prejuízos.

A boa notícia é que o levantamento também apontou que dois terços dos chefes europeus e americanos de TI estão usando ferramentas avançadas, como análise de comportamento e aprendizado de máquina, mas sua utilização não é uniforme, com uma adesão de apenas 29% na Suécia mas de 78% nos Estados Unidos, por exemplo.

“O ponto em que a maioria dos entrevistados concordam é que o melhor investimento para uma organização é procurar um fornecedor capaz de integrar múltiplas camadas de segurança – incluindo ferramentas avançadas – em uma única plataforma”, afirma o relatório da Trend Micro. “Com as organizações europeias e americanas se preparando para o Regulamento Geral de Proteção de Dados em maio de 2018, este dado mostra que muitos estão caminhando na direção certa”, conclui.