Trump propõe aliança para segurança digital com Putin… mas muda de ideia logo depois
Nesse Domingo, após um encontro com o presidente da Rússia Vladimir Putin, durante a reunião do G20, Donald Trump anunciou pelo Twitter que seria criada uma “unidade de Cyber Segurança” em parceria com a Rússia.
Entretanto, pouco mais de 13 horas depois, através da mesma rede social, o presidente dos Estados Unidos descartou permanentemente a possibilidade.
Pela manhã, o Republicano parecia entusiasmado com a ideia: “Putin e eu discutimos a formação de uma unidade de Cyber Segurança impenetrável, de forma que hacking de eleições e muitas outras coisas negativas seriam protegidas e seguras”. Vale lembrar que a Rússia é suspeita de interferir no processo eleitoral de diversos países através de ações eletrônicos, inclusive nos Estados Unidos.
A proposta encontrou opositores dentro do próprio partido de Donald Trump e repercutiu ao longo da tarde de Domingo. Para o Senador da Carolina do Sul, Lindsey Graham, “essa não é a ideia mais idiota que eu já ouvi, mas chega bem perto”. Segundo o Senador do Arizona, John McCain, membro do comitê das Forças Armadas do Congresso, seria inadmissível que Putin saísse ileso após tentar alterar o resultado das eleições norte-americanas.
Entre os Democratas, a reação foi a mesma. De acordo com Adam Schiff, integrante do Comitê de Inteligência do Congresso, uma parceria com a Rússia para proteger o processo eleitoral é inviável: “se essa é nossa melhor defesa para as eleições, nós poderíamos muito bem enviar nossas cédulas eleitorais pelo correio para Moscou”, zombou.
Mas antes mesmo do Domingo terminar, Trump refutou a aliança: “o fato do Presidente Putin e eu termos discutido uma unidade de Cyber Segurança não significa que eu acredite que possa acontecer. Não pode”, declarou enfático. O presidente dos Estados Unidos não explicou o que o levou a mudar de posicionamento tão rápido.
Vladimir Putin não se pronunciou sobre a confusão, mas o presidente da Rússia vem negando continuamente a ação direta de Moscou sobre as eleições norte-americanas ou de qualquer outro país. Em tom de deboche, entretanto, insinuou que hackers “patrióticos” poderiam agir por conta própria, acreditando “lutar contra aqueles que falam mal da Rússia”.
Você pode se interessar

Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021
Carlos L. A. da Silva - 1 de março de 2021A consultora de DevOps e evangelista Nana Janashia apresenta um passo a passo de tudo que você precisa saber para dominar o DevOps em 2021.

Quanto ganha um programador? Confira uma das maiores pesquisas salariais realizadas no Brasil
Redação - 23 de fevereiro de 2021O Canal Código Fonte TV realizou uma pesquisa salarial com mais de 11 mil programadores brasileiros. Entre os dados coletados é possível analisar a média salarial por: tecnologia, idade, gênero, região, entre muitos outros insights.

Seus dados vazaram. E agora?
Carlos L. A. da Silva - 19 de fevereiro de 2021Seus dados pessoais foram vazados e essa é uma verdade praticamente inevitável. A meta agora é minimizar os possíveis danos e cobrar autoridades.
Mais publicações




Deixe um Comentário