Categorias

Tucows ganha rodada de investimentos

Vinte e três anos depois de sua fundação e bem depois de ter se tornado um nome popular nos primórdios da web, a Tucows não só continua operando como acaba de receber uma rodada de investimentos.

A empresa canadense veterana que foi sinônimo de site de downloads por muitos anos acaba de receber um aporte significativo da Union Square Ventures (USV).

Não foram mencionados valores, mas esse é o primeiro investimento da poderosa USV em uma empresa de capital aberto e um investimento que pode intrigar à primeira vista. Embora tenha colocado suas ações na Bolsa de Valores em 2001, Tucows é um nome que acabou sumindo da mídia, na medida em que a febre dos downloads amenizava no desktop e as lojas digitais e as plataformas móveis passaram a dominar o mercado.

Mas a Tucows é uma empresa diferente agora. Embora o site de downloads continue funcionando, a Tucows diversificou e muito sua oferta de serviços e agora também funciona diretamente como operadora de internet e telefonia móvel, além de oferecer infraestrutura e plataformas para outras empresas e compra e venda de domínios na internet.

tucows

E o investimento da USV pode ter, na verdade, um fundo social. De acordo com o comunicado oficial emitido pela firma de investimentos “nós estamos investindo na Tucows porque nós acreditamos que eles construiram um grande negócio, mas também porque eles tem sido exemplares defensores da internet aberta”. A USV afirma que operadoras tradicionais tem monopolizado a oferta de serviços em pequenas comunidades norte-americanas, disponibilizando produtos de qualidade inferior apenas para maximizar suas margens de lucro em detrimento do consumidor.

“Tucows está fazendo o oposto exato”, defendeu a investidora. E explicou: “eles estão utilizando seus lucros conquistados duramente no competitivo mercado de nomes de domínio para investir em redes de fibra ótica modernas em cidades como Charlottesville, Holly Springs e Centennial. Eles acreditam, como nós, que uma moderna infraestrutura de comunicações é o investimento mais importante que qualquer comunidade pode fazer para acelerar a transição de uma economia do século 20 baseada em manufatura sem diferencial para uma economia do século 21 baseada em manufatura especializada e serviços”.