Categorias

Tumblr atualiza aplicativo para Android e iOS

Aplicativo mobile do Tumblr ganhou um novo mecanismo de busca
Aplicativo mobile do Tumblr ganhou um novo mecanismo de busca

O Tumblr informou que atualizou seu aplicativo para Android e iOS, trazendo agora um mecanismo de busca melhorado. Usuários costumavam reclamar que, através do app mobile, tinham muita dificuldade em encontrar páginas, já que o app só permitia que fossem buscadas tags.

O novo mecanismo de busca permite que o usuário não apenas digite keywords para identificar tags e blogs, mas também possui seções roláveis, onde o usuário pode verificar o que está em destaque na rede.

No topo da nova sessão “Descubra” do app, agora aparecem thumbs menores sobrepostas com o nome da tag que elas representam. Elas podem ser giradas, para que o usuário possa ver as 10 tags mais populares na rede social. Além disso, elas ainda podem exibir GIFs animados ou mostrar um botão que, quando acionado, redireciona o usuário para uma seção que apresenta um vídeo que esteja circulando no Tumblr.

Enquanto isso, uma busca também resulta em uma lista com os principais blogs onde aparecem determinadas tags ou buscas, onde cada uma possui um botão “Seguir” bastante visível, que vai acabar auxiliando os editores de conteúdo a ganhar mais leitores.

Vistas como de menor impacto, as melhorias nas capacidades das buscas e no “Descubra” facilitam os usuários a ver o que está acontecendo no Tumblr naquele momento, fazendo parecer um pouco mais como um serviço de tempo real. E isso é um avanço em relação a versão anterior do app.

As atualizações no app se fazem importantes para os planos do Yahoo/Tumblr de aumentar a receita, através de publicidade no aplicativo. O Tumblr já incluiu anúncios no painel dos usuários em ambas as versões – desktop e mobile. E a reformulação do “Descubra” pode oferecer mais opções para o Yahoo vender publicidade.

O Tumblr precisará ser mais cauteloso sobre quais tags e blogs acabarão nessa seção reformulada antes de vender estes espaços para anunciantes.