Categorias

Twitter bloqueia usuários da Turquia que denunciaram corrupção

Hoje, o Twitter instituiu o bloqueio de três contas da Turquia que os tribunais turcos afirmaram estar violando leis do país.

As três contas desempenharam um papel importante no vazamento de detalhes incriminadores sobre corrupção no governo turco, e em março os vazamentos chegaram a levara à uma repressão que resultou no bloqueio do Twitter no país. A rede social só foi desbloqueada alguns dias depois.

Depois de tentar acabar com o acesso ao Twitter, o governo decidiu simplesmente bloquear as contas de usuários da Turquia. Uma ação ordenada por um tribunal do país acabou obrigando a rede social a excluir perfis de usuários que estavam registrados como turcos.

Em sua conta de políticas públicas, o Twitter foi rápido para enfatizar que tem que cumprir ordens judiciais de governos locais, mas se não concordar com elas, pode apelar no tribunal. A rede social ainda garantiu que todos os dados particulares dos usuários bloqueados estão protegidos:


Mas o bloqueio não é tão sério como pode parecer. As pessoas por trás dos nomes de usuário podem facilmente criar novas contas e contornar a censura: O sistema de bloqueio do Twitter não é baseado em endereços de IP, assim qualquer pessoa pode criar mais de uma conta através do mesmo computador, basta mudar seu país para qualquer outro país.