Categorias

Twitter investe US$ 10 milhões em novo laboratório do MIT

O Twitter acaba de anunciar uma nova parceria acadêmica com o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que inclui um período de cinco anos de compromisso da rede com um novo “Laboratório de Máquinas Sociais” do centro. A universidade ganhou um investimento de US$ 10 milhões e também terá acesso a todos os tweets públicos já enviados.

O novo laboratório vai focar na construção de tecnologia em duas áreas: “semântica fundamentada e análise de redes” e “descoberta de padrões, visualização de dados e tecnologias de aplicativos móveis”.

Twitter-university

O Laboratório de Máquinas Sociais será dedicado “ao desenvolvimento de tecnologias que analisam sistemas sociais”; a “mapear a esfera pública das crenças, opiniões e eventos para criar feedback de informações que fecham a lacuna entre a vontade pública (constituições, leis, decretos) e comportamento coletivo (costumes, hábitos)” e também à “implantação de máquinas sociais – rede colaborativas entre humanos e máquinas – ao lado de parceiros externos em situações do mundo real, com objetivos transparentes”.

Em resumo, o Laboratório irá usar os dados do Twitter para investigar as rápidas mudanças nos mundos de notícias, do governo e ações coletivas. A esperança é que a equipe seja capaz de entender como a informação se espalha no Twitter.