Categorias

Twitter libera 280 caracteres para todos os usuários

Depois de mais de um mês de testes com um número limitado de usuários, o Twitter liberou na noite dessa terça-feira o limite de 280 caracteres para todas as contas da rede social nos idiomas suportados.

A mudança estava em fase de testes desde Setembro e foi a primeira no famoso limite de caracteres do Twitter, até então inalterado pela empresa desde o lançamento da plataforma, onze anos atrás.

O Twitter nos últimos anos vem tentando ampliar o número de usuários, simplificando alguns recursos e acrescentando novas funcionalidades. Desde que iniciou esse processo, o limite fixo de 140 caracteres havia permanecido inalterado na teoria, mas na prática o usuário acabou ganhando mais espaço para suas postagens, a partir do momento que a plataforma removeu arquivos de mídia, respostas e até menções do antigo limite de 140 caracteres.

O novo limite de 280 caracteres causou uma pequena polêmica entre os usuários mais antigos, que temem que a modificação altere o aspecto de brevidade do que já foi chamado de micropostagens no início da rede social. Mas em seu anúncio oficial da mudança, o próprio Twitter busca tranquilizar os que não aprovaram a alteração, revelando que estatisticamente a vasta maioria dos usuários que participaram do teste continuaram postando abaixo do limite original de 140 caracteres.

Segundo os dados obtidos pelo Twitter, apenas 5% das mensagens postadas durante o teste estavam acima dos 140 caracteres originais e apenas 2% ultrapassavam a marca de 190 caracteres. Em contrapartida, o volume médio de publicações aumentou, indicando que as pessoas se sentiam mais dispostas a publicar na plataforma sabendo que o limite seria mais flexível do que antes.

De acordo com o comunicado oficial, além de publicarem mais, ” as pessoas que tiveram mais espaço para tuítes receberam mais engajamento (Curtidas, Retuítes, Menções), obtiveram mais seguidores e passaram mais tempo no Twitter. As pessoas no experimento nos disseram que um limite de caráter mais alto os fez sentir mais satisfeitos com a forma como eles se expressaram no Twitter, sua capacidade de encontrar bons conteúdos e o Twitter em geral”.