Categorias

Twitter muda política de bloqueio e provoca a fúria dos usuários

Você provavelmente nem percebeu. Mas ontem, durante algumas horas, o Twitter alterou sua política para o bloqueio de usuários. Foi o bastante para provocar a fúria da comunidade e fazer a empresa voltar atrás logo depois.

Sem fazer alarde, a nova política permitia que seguidores bloqueados continuassem com acesso a tuítes e outras informações de quem os tinha bloqueado se essa conta fosse pública. O único efeito do bloqueio seria que o seguidor bloqueado não poderia mais interagir através de menções. Na prática, ficaria extremamente difícil para o usuário bloqueado perceber que o bloqueio estava ativado.

O objetivo da mudança, de acordo com a explicação do Twitter, era evitar o uso de retaliações por parte das pessoas bloqueadas e para reforçar o caráter público das mensagens postadas no serviço. De fato, mesmo no sistema antigo, um usuário bloqueado poderia continuar visitando manualmente o perfil de quem o bloqueou e lendo seus tuítes.

Mas uma onda de revolta atingiu os usuários, que viam na ação de bloquear uma forma de manter totalmente fora da conversação os usuários indesejados. O número de reclamações foi tão alto que o Twitter reverteu a mudança horas depois de implementá-las e divulgou um pedido público de desculpas. Por enquanto, a paz voltou a reinar na rede social e os bloqueios continuam como eram antes.