Categorias

Twitter terá serviços pagos para empresas em 2010

Twitter prepara serviço para empresas
Sucesso da investida depende, no entanto, da maior proteção contra ataques, algo que prejudica negócios das empresas de internet, afirmou o fundador da companhia na tarde desta quarta-feira (21/10).

O Twitter vai apresentar um modelo comercial até o final deste ano. Em 2010, o passo da companhia para gerar receitas será mais ousado: o microblog se prepara para lançar um serviço destinado a contas corporativas, informou o fundador do Twitter, Biz Stone, durante encontro com jornalistas na tarde desta quarta-feira (21/10) na sede do Grupo TV1.com, em São Paulo.

O objetivo, segundo Stone, é proporcionar aos clientes corporativos que pagarem pelo serviço premium relatórios detalhados sobre hábitos de utilização e comportamento das pessoas no Twitter.

“Esse processo ainda está no começo”, disse Biz Stone. “Sabemos que mensuração do sucesso das atividades no Twitter é fundamental. É importante para as empresas entenderem como é o comportamento do cliente dela no microblog: se a pessoa clicou ou não em um link, se repassou para alguém, como foi a reação diante de determinada mensagem.”

Ataques afetam negócios

Se a definição de um modelo de sustentação comercial é prioridade para a companhia, a melhora nos mecanismos de segurança também não fica atrás. Alvo frequente de ataques virtuais, o site tem trabalhado com sua equipe de engenharia para prevenir ou contornar rapidamente problemas dessa natureza, afirmou Stone.

Para ele, a fragilidade diante de ataques pode prejudicar, sim, a busca por verba de clientes corporativos. “Spam e ataques afetam a todas as empresas de internet. Esses males têm um impacto sobre o negócio. Então precisamos sempre investir em ferramentas de proteção.”

As instabilidades no serviço decorrentes do excesso de usuários também são motivo de atenção. “A produção de baleias tem diminuído drasticamente”, brincou, referindo-se ao desenho da baleia que aparece na home sempre que o Twitter enfrenta problemas de funcionamento. “Fizemos toda uma reengenharia interna para suportar o constante aumento de tráfego”, disse o jovem empreendedor digital de 34 anos.

Com sede em São Francisco e criado em 2006, nos EUA, o Twitter ocupa a 52º posição na lista dos maiores sites do mundo. Ainda conforme dados da companhia, o microblog possui cerca de 44,5 milhões de usuários por mês no mundo, dos quais dez milhões no Brasil.

Com informações de IDG Now.