Categorias

Uber usou drones para anunciar seus serviços em engarrafamento

Ninguém gosta de ficar engarrafado em um trânsito louco, sob um calor escaldante. E o Uber escolheu justamente esse momento para enviar drones com mensagens sugestivas para os motoristas…

A estratégia inusitada de marketing foi utilizada em um congestionamento na Cidade do México há alguns meses, mas o caso só veio à tona agora.

Uma esquadrilha de drones carregando cartazes sobrevoou o engarrafamento, recomendando o Uber. Em um dos cartazes, era possível ler “a cidade deveria ser para você, não para 5.5 milhões de carros”, em referência à grande quantidade de veículos particulares que congestionam as principais ruas da capital mexicana. Outro cartaz ia mais longe na provocação: “dirigindo você mesmo? É por isso que você nunca irá ver os vulcões”, desta vez uma sutil lembrança da poluição gerada pelos carros, que forma uma neblina que tampa a visão das montanhas que circundam a cidade.

Mas se você está esperando ver a mesma ideia aplicada em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro ou mesmo Nova York, pode ir desistindo. Um porta-voz do Uber informou que a abordagem foi uma ação pontual na Cidade do México e não deverá ser aproveitada novamente. Faltou explicar se os drones realmente tiveram uma boa aceitação por parte dos motoristas engarrafados. Considerando que hoje a capital mexicana é o mercado mais ativo do Uber em todo o mundo, é bem possível que a brincadeira tenha funcionado, por mais incrível que pareça.