Categorias

UE questiona clientes do Google sobre compra da DoubleClick

A Comissão Européia decidiu tomar a medida incomum de enviar questionários a clientes do Google antes da companhia oficialmente pedir permissão para assumir o controle de uma empresa rival, informaram duas fontes próximas ao assunto nesta quinta-feira.

O Google deve encaminhar até meados de setembro um pedido formal ao principal regulador da competição da União Européia sobre a compra da empresa de publicidade online DoubleClick por 3,1 bilhões de dólares, informaram as fontes.

“Acreditamos que eles tomaram essa decisão porque a Comissão acredita que essa será uma fusão complexa e contenciosa”, disse uma das fontes.

Assim que o Google encaminhar o pedido de autorização para a fusão, assim como fez a empresa nos Estados Unidos diante da Comissão Federal de Comércio do país, a Comissão Européia vai avaliar o acordo para determinar se é anticompetitivo.

O órgão executivo do bloco de países europeus frequentemente manda questionários para competidores e clientes quando cada acordo de fusão é formalmente encaminhado. Mas é muito incomum que a autoridade faça isso antes.

Um porta-voz da Comissão não comentou o assunto.

Em Washington, a Comissão Federal de Comércio também pediu informações adicionais sobre a compra da DoubleClick pelo Google.

Rivais têm pedido a autoridades para observarem com atenção a proposta de aquisição, levantando preocupações de que o Google pode ganhar muito controle sobre a publicidade online.

Com informações de Reuters.