Categorias

Um caminhão da IBM está levando aulas de programação pelo Brasil

A IBM está circulando pelo país com um caminhão que é ao mesmo tempo uma sala de aula de programação. Batizado de Hackatruck, o objetivo é oferecer capacitação profissional para centenas de jovens.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Apple, a IBM, o Instituto de Pesquisas Eldorado e a Flextronic e já está na estrada desde a segunda-feira, seguindo um itinerário que irá passar por 11 universidades em 11 cidades do Brasil.

De acordo com o site oficial do Hackatruck, ele “é um projeto de capacitação profissional de estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação, em Programação Swift para Plataforma iOS e palestras sobre inovações tecnológicas e carreiras de TI”. Confira o vídeo de apresentação abaixo:

https://youtu.be/asP6YHnAiiU

A iniciativa não é inédita e foi inspirada em uma ação bem parecida que a IBM realizou nos anos 70. Na época, a empresa colocou um caminhão na estrada para cruzar o Brasil e promover o System/3 a linguagem de programação RPG II. O projeto foi modernizado e agora conta com um veículo de alta tecnologia que pode se transformar em uma sala de aula de 70 metros quadrados, com direito a TVs, computadores, projetores, quadro negro inteligente, tablets e uma impressora 3D.

Cada curso ministrado dentro do Hackatruck terá suporte a 28 alunos e quatro horas de duração em dois períodos, manhã e tarde. Para participar, os interessados devem fazer antes um cadastro no site oficial e participar de uma introdução online à linguagem Swift. O calendário dos cursos programados para Outubro e Novembro já pode ser consultado no site do projeto também.