Categorias

Uma Carta Magna online é necessária para proteger a independência da World Wide Web, diz seu inventor

O inventor da World Wide Web, Sir Tim Berners-Lee, acredita que uma “Magna Carta” online é necessária para proteger a independência da Web e os direitos de seus usuários.

Comemorando o 25º aniversário do esboço da primeira proposta para o que viria a ser a World Wide Web, Berners-Lee alerta que a neutralidade da internet está sob ameaça de governos e corporações. Ele disse ao The Guardian: “A menos que tenhamos uma Internet aberta e neutra que podemos confiar sem se preocupar com o que está acontecendo na porta de trás, não podemos ter um governo aberto, boa democracia, bom sistema de saúde, comunidades conectadas e diversidade de cultura. Não é ingênuo pensar que podemos ter isso, mas é ingênuo pensar que podemos apenas sentar e consegui-la”.

Berners-Lee quer garantir privacidade na web
Berners-Lee quer garantir privacidade na web

Berners-Lee tem sido um crítico ativo das táticas de espionagem que os governos americanos e britânicos foram acusados de usar depois das revelações de Edward Snowden.

Seu plano para uma Magna Carta online cobriria os princípios da privacidade, liberdade de expressão e anonimato e está sendo desenvolvida como parte de um projeto chamado “The Web We Want” (“A Web que Queremos”, em tradução literal), que faz campanha pelos direitos digitais.