Categorias

Universidade americana apresenta robô que voa e sobe paredes

Pesquisadores da Universidade de Stanford, no estado norte-americano da Califórnia, apresentaram essa semana o protótipo de um robô capaz de voar e subir paredes verticais.

Batizado de SCAMP, o pequeno robô se move igual a uma barata usando longos pés e consegue se equilibrar de volta na parede se escorregar um pouco.

De acordo com Morgan Pope, um dos autores da pesquisa, SCAMP consegue otimizar o uso de seu método de propulsão: “rotores tem durabilidade limitada por causa das restrições da capacidade da bateria e a física do voo em baixa escala, mas se pendurar permite que eles operem por horas ou mesmo dias, coletando informações ou realizando tarefas de comunicação enquanto estacionários”. Veja o vídeo de demonstração do que pode vir a ser o robô de espionagem perfeito:

SCAMP detecta a presença de uma parede através de um longo sensor de cauda, que calibra seus propulsores para que eles se desliguem tão logo suas pernas mecânicas estabeleçam um contato firme com a superfície. A partir daí, o robô escala com suas longas pernas. Se ele escorregar, as hélices religam ao perceber a queda livre, o suficiente para que o robô possa aderir novamente à parede.

“Nós vemos o SCAMP como o ponto de partida para uma família inteira de robôs que escalam e se penduram, de diferentes escalas e estratégias de aderência”, declarou Pope. “As lições aprendidas com o SCAMP deverão nos permitir lidar com novas superfícieis, novos ambientes e diferentes plataformas de rotores com novas habilidades de detecção e comunicação”.