Categorias

Uso de redes P2P explode no Japão nos últimos 15 meses

O Winny é o mais usado para a troca de arquivos
O compartilhamento de filmes, músicas e softwares online no Japão explodiu nos últimos 15 meses atingindo seu nível mais alto da história, segundo dados divulgados por parceria entre três organizações de combate a conteúdo ilegal no país.

O estudo elaborado em conjunto pelas associações da Indústria Fonográfica do Japão, dos Estúdios de Cinema do Japão e dos Softwares para Desktops apontou que 9,6% dos 20.301 japoneses entrevistados usaram redes P2P em setembro, contra apenas 3,5% em junho de 2006.

O número de arquivos também aumentou – 481 na medição mais recente, contra 194 no meio do ano anterior. Pouco menos da metade da média de arquivos baixada em setembro contemplava músicas digitais, com cerca de 183 filmes e 14 softwares baixados por pessoa.

A popularização de conexões domésticas de banda larga, muitas de fibra óptica com velocidade de até 100 Mbps, está facilitando a vida dos usuários que compartilham conteúdo – 96% deles o faz por banda larga.

O software Winny foi apontado como o mais popular com participação de 27%, seguido pelo Limewire com 18,8% WinMX com 15%, Cabos com 13,1% e Share com 11%.

Amplamente usado na América do Norte e Europa, o BitTorrent ficou na sexta posição, com participação de 7,4%.

Os resultados ilustram a batalha perdida que muitos provedores japoneses de conteúdo vêm enfrentando com o compartilhamento e publicação de arquivos protegidos por direitos autorais online.

No começo do ano, provedores de conteúdo acusaram o YouTube de ser conivente com quebra de direitos autorais e pressionaram o serviço do Google a melhorar a identificação e remoção de conteúdos protegidos.

A mudança para a TV digital no Japão também foi responsável pela tentativa dos publicadores de controlar o conteúdo introduzindo tecnologia de restrição de cópia em shows na TV.

Quase todos os programas da TV são transmitidos com restrição de apenas uma cópia. Discos convencionais não podem ser usados porquê não têm suporte para a tecnologia DRM.

Isto não significa que a cópia foi completamente controlada pelas redes de TV, e cópias de conteúdo japonês em alta definição podem ser facilmente encontradas em redes P2P.

Com informações de IDG News.