Categorias

Usuários agora podem utilizar GIFs animados como imagem de perfil no Google+

Usuários do Google+ agora podem utilizar GIFs

O Google anunciou que os usuários do Google+ poderão utilizar GIFs animados como imagem de perfil.

Em fevereiro, o PNG ultrapassou o GIF, e se tornou o segundo formato de imagens mais popular da internet, perdendo apenas para o JPEG. O GIF foi um formato muito popular nos anos 90, mas perdeu espaço para as animações em Flash, por conta da falta de recursos.

O formato GIF também foi bastante popular na época de lançamento do Twitter, sendo utilizado nas fotos de perfil dos usuários. Porém, em setembro de 2006, o microblog parou de suportar novos GIFs animados: quem já tinha um GIF como imagem de perfil não perderia o recurso, mas novos uploads não seriam mais permitidos.

O anúncio do recurso para o Google+ foi feito pelo engenheiro de software do Google, Matt Steiner, em seu perfil na rede social. O recurso acaba vindo como uma espécie de diferencial, visto que não está disponível em redes como o Facebook.

Steiner afirmou que as animações podem ser vistas tanto na versão desktop quanto na versão mobile do aplicativo do Google+. Apesar disso, a versão para iOS do app ainda não suporta o recurso.

A utilização de GIFs como imagem de perfil do Google+ fica disponível uma semana após o Google anunciar novos filtros para a busca de imagens. Agora, ao fazer uma busca, o usuário pode ir nas “Ferramentas de busca” e filtrar por animações ou imagens transparentes.