Categorias

Usuários já estão testando o BlackBerry 10

BlackBerry 10 pode ser o último suspiro da empresa
Cerca de 50 usuários estão testando o BlackBerry 10, segundo informações da Ressearch In Motion (RIM). Para a companhia, esse é um grande passo para o lançamento do novo sistema no mercado para o ano que vem.

A RIM informa que o objetivo da companhia é lançar dois novos smartphones no primeiro trimestre de 2013. Para emplacar o novo modelo, a RIM investe também em incubadoras, como notíciamos anteriormente.

Os operadores precisam testar a plataforma e os produtos, antes de certifica-los para o uso em suas redes, um procedimento conhecido como “Lab Entry” (“entrada em laboratório”, em tradução literal).

O procedimento, que pode levar várias semanas dependendo dos parceiros do operador, é mandatório para qualquer sistema operacional móvel, smartphone ou qualquer outro dispositivo wireless que pretenda entrar em uma rede.

A RIM está fora da guerra dos smartphones, e espera que o BlackBerry 10 chame as atenções para si em seu lançamento, no ano que vem.

Os críticos, porém, se preocupam se a companhia vai continuar a perder mercado na América do Norte, ao mesmo tempo que expande em mercados emergentes.

O BlackBerry 10 é visto como a última chance para a RIM evitar sucumbir às pressões do competitivo mercado de smartphones.

O CEO da companhia, Thorsten Heins, gastou algumas semanas viajando os operadores ao redor do mundo, para tentar gerar empolgação para sua nova plataforma. Dado o domínio do iOS e do Android, os operadores procuram uma terceira opção para diminuir sua dependência em relação às outras duas tecnologias.

Por enquanto, os operadores utilizam o Windows Phone, mas a RIM pode ter sua oportunidade, em caso de falha da Microsoft.