Steam - Nova atualização interface do usuário
Categorias

Vazamento sugere futura alteração na interface de usuário do Steam

O Steam é certamente a loja digital preferida entre os PC gamers. A Valve conseguiu realmente construir, ao longo do tempo, uma plataforma robusta e repleta de funcionalidades fantásticas. Apesar de também funcionar como uma espécie de DRM, por incrível que possa parecer, este fato não afasta os clientes e compradores – muito pelo contrário: a grande maioria opta pela loja sempre que possível e em primeiro lugar, mesmo com iniciativas constantes e bem interessantes por parte concorrência.

A Valve também mantém um grupo de discussões privado, destinado apenas aos desenvolvedores, e é justamente daí que surgiram informações a respeito de uma provável e futura atualização na interface de usuário do Steam. Algo um tanto quanto semelhante ao “Steam Discovery“, vale lembrar.

Steam - Nova atualização interface do usuário

De acordo com o post, cujos detalhes foram também vazados no NeoGAF, será realizada uma grande repaginação no Steam. As modificações alterarão inclusive o programa de curadores: os usuários poderão optar por fazer com que seus posts funcionem como recomendações ou então como meros e simples informativos. Isto também irá fornecer maiores informações ao sistema da Valve, obviamente, a respeito do que colocar/realocar na homepage. Haverá também uma área específica na página inicial para destacar recomendações mais recentes realizadas pelos curadores.

As mudanças na página inicial do Steam também incluem imagens maiores e uma coluna de navegação maior, à esquerda, contendo novos links, tais como, por exemplo, novos lançamentos, games atualizados recentemente, títulos mais vendidos, lançamentos próximos, etc (aqui também serão destacados títulos recomendados pelos curadores seguidos pelo usuário/jogador). Esta coluna, além disso, será alterada caso o usuário faça login: neste caso, será também exibida uma categoria contendo os jogos mais populares entre os amigos, por exemplo.

A Valve também pretende fornecer maior controle aos usuários, de acordo com seus interesses. Haverá, por exemplo, a possibilidade de determinar que tipo de conteúdo deverá ou não ser visualizado na página inicial, dentre títulos do “Steam Early Access”, aplicativos, filmes, títulos de realidade virtual, etc. A Valve também parece interessada em adequar cada vez mais a exibição de conteúdo de acordo com as preferências pessoais de cada jogador.

De acordo com o post vazado, a atualização irá ao ar dentro de algumas semanas.