Categorias

Veja a declaração de amor da Apple ao planeta Terra

O mais recente anúncio do iPhone parece aproveitar o clima do Dia dos Namorados no Brasil, mas é na verdade uma declaração de amor da Apple ao planeta Terra.

O belíssimo comercial combina clipes e imagens tiradas a partir da câmera interna do smartphone e traz uma poética narração do astrônomo Carl Sagan.

Nas palavras eternas de Sagan, todos nós temos uma “responsabilidade para lidar mais gentilmente uns com os outros, e preservar, e florescer, a única casa que nós conhecemos. Não há outro lugar, pelo menos no futuro próximo, para onde nossa espécie poderia migrar”. Enquanto isso, exemplares de nossa fauna e nossa flora passam pelo vídeo e complementam o depoimento, em uma singela homenagem ao meio ambiente:

https://www.youtube.com/watch?v=YpUa7YvhUJo

A mensagem da Apple também pode ser encarada como uma resposta da empresa à decisão recente do presidente dos Estados Unidos Donald Trump de retirar o país dos Acordos de Paris. A grande maioria das empresas de alta tecnologia protestou veementemente contra a decisão e demonstrou preocupação com a ameaça do aquecimento global. O lançamento do anúncio do iPhone poucos dias depois não pode ser encarado somente como uma campanha de marketing.

A escolha do tema reflete a posição da empresa e de Tim Cook sobre a questão. O CEO da Apple afirma que tentou convencer Trump previamente a não recuar do pacto firmado entre quase todos os países do mundo em relação ao meio ambiente. Em um comunicado aberto aos funcionários, Cook posteriormente declarou que “a mudança climática é real e todos nós compartilhamos uma responsabilidade de combatê-la. (…) Nossa missão sempre tem sido deixar o mundo melhor do que quando o encontramos”.