Categorias

Veja as chances de um robô tomar seu emprego…

“Os robôs tem grandes chances de tomar o seu emprego“, “daqui a alguns anos um algoritmo vai fazer isso”, “é melhor mudar de área”. Quem nunca ouviu isso, ainda vai ouvir.

Mas, quais são as chances reais de um robô passar a fazer o seu trabalho no futuro próximo? Esse site aqui pode te ajudar a responder essa pergunta: Will Robots Take My Job?

Parece uma brincadeira para compartilhar nas redes sociais, mas a ferramenta online é séria e foi criada a partir de um estudo aprofundado publicado em 2015, chamado “The Future of Employment: How susceptible are jobs to computerisation?“. O levantamento utilizou uma metodologia sofisticada para diagnosticar 702 funções e suas chances de serem computadorizadas de alguma forma. O resultado mostrou que 47% da força de trabalho dos Estados Unidos está com a corda no pescoço…

Os autores da ferramenta se basearam no estudo, destrinchando as profissões e colocando as previsões de uma forma mais fácil de acessar para o público leigo. Embora a realidade norte-americana em termos de mercado de trabalho seja diferente da experiência brasileira, os números desta pesquisa podem dar o que pensar.

writers
Ei, nada mal! 🙂