Categorias

Velocidade da rede Wi-Fi pública de Nova York é impressionante

A cidade de Nova York finalmente começou a implantar seus pontos de Wi-Fi gratuitos anunciados no final de 2014 e a velocidade de conexão vem surpreendendo muita gente.

O primeiro dos quatro pontos iniciais entrou em operação na terça-feira entre a 15th Street e a 3rd Avenue. Com quase três metros de altura, a central multimídia tem portas USB para carregar aparelhos, mapa da cidade e funciona como um hotspot de Wi-Fi.

Nesse último quesito, a iniciativa atinge velocidades impressionantes, mesmo para a média americana. Enquanto o cidadão norte-americano comum acessa a Internet com 12.6 Mb/s, de acordo com dados da Akamai de 2015, o ponto de Wi-Fi inaugurado em Nova York oferece gratuitamente absurdos 436 Mb/s de download e 360 Mb/s de upload.

linknyc

Os planos de implantação da Prefeitura envolvem ter instaladas mais 500 unidades semelhantes até Julho e acelerar a produção para 7500 pontos até 2017, cada um cobrindo um perímetro de 120 metros. O projeto ainda está em fase de testes e, apesar da velocidade absurda do Wi-Fi, outras funcionalidades não estão ativadas no ponto inicial, como chamadas de emergência, consultas de mapas e videoconferência rápida por Skype.

O serviço é viabilizado pela exibição de anúncios nos pontos de acesso e para poder utilizá-lo é necessário cadastrar uma conta de e-mail, ainda que a empresa que está operando as unidades multimídia afirme que não pretende compartilhar o banco de dados de usuários com outras empresas ou anunciantes.