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Venda de relógios inteligentes ultrapassa a dos tradicionais relógios suíços

Pela primeira vez na História, a venda dos tradicionais relógios suíços perdeu para um concorrente tecnológico e os smartwatches provam que começam a conquistar o pulso dos usuários.

Uma pesquisa realizada pela Strategy Analytics revela que o número de relógios inteligentes vendidos no último trimestre de 2015 foi superior ao volume de vendas dos relógios suíços.

A indústria relojoeira da Suíça vem sofrido sucessivas quedas recentemente, principalmente nos mercados da China e dos Estados Unidos, seus maiores consumidores no passado. Segundo os dados levantados, 7.9 milhões de unidades foram vendidas no final de 2015, um número ligeiramente inferior aos 8.1 milhões de smartwatches comercializados no mesmo período.

Ainda de acordo com a pesquisa da Strategy Analytics, Apple e Samsung lideram esse novo mercado com folga: de cada 10 relógios inteligentes comprados em todo o mundo, 8 pertenciam a uma das duas marcas.

Para os fabricantes de relógios de alta precisão como a Rolex e a Audemars Piguet, a crise é passageira e está relacionada à alta do franco. Ainda que as vendas tenham caído em seus principais mercados, as empresas sustentam que o volume cresceu em outras praças não afetadas pela valorização da moeda suíça.