Categorias

Venda de usados na internet movimenta R$ 70 bilhões no Brasil em 2015

Crise para alguns, oportunidade para outros. Em 2015, a plataforma de classificados online OLX movimentou R$ 70 bilhões em transações de compra e venda de produtos usados no mercado brasileiro.

O número representa mais de 1% do PIB nacional e reforça o potencial de impacto desse setor de usados na economia nacional.

“A exemplo do que já aconteceu nos Estados Unidos e em países da Europa, os brasileiros estão começando a incorporar a cultura de compra e venda de usados”, afirma Andries , CEO da OLX Brasil. “Isso porque, as pessoas começam a perceber que possuem verdadeiras fortunas em produtos sem uso dentro de casa, os quais podem ser vendidos, não só gerando um retorno financeiro, mas permitindo realizar projetos e objetivos, ao mesmo tempo em que representam uma postura de consumo sustentável, ao ampliar o ciclo de vida dos produtos”, complementa.

De acordo com o relatório de resultados de 2015 da OLX, no período, 80 milhões de novos anúncios foram postados na plataforma, o que representa um crescimento de 60% e uma média de três novos anúncios por segundo. A plataforma calcula que a cada dois segundos, um item anunciado foi vendido.

Mas, e a crise? Para Oudshoorn, “a crise econômica tem influenciado o crescimento no uso de classificados online gratuitos. Isso porque, muitos brasileiros começam a perceber que têm objetos sem uso em casa que podem ser vendidos na OLX para fazer um dinheiro extra. Ao mesmo tempo em que a redução do crédito e da renda está levando as pessoas a buscarem a compra do item usado – que em média custa de 40% a 70% mais barato do que um novo”.

Ainda segundo a OLX, as cinco subcategorias de produtos mais vendidos no ano passado por meio de anúncios na plataforma foram: Celulares e Telefonia (1º lugar), Carros (2º), Móveis (3º), Eletrodomésticos (4º) e Videogames (5º). Já sobre palavras mais buscadas na OLX, em primeiro lugar aparece Gol (na categoria Carros), seguida por iPhone (na categoria de Celulares e Telefonia) e Geladeira (na categoria de Eletrodomésticos).