Categorias

Versão 1.0 do mod que deixa Watch Dogs muito mais bonito no PC é lançada

Lançado em 27 de Maio de 2014, para Xbox One, Xbox 360, Playstation 4, Playstation 3 e PC, Watch Dogs é um título que vem sendo alvo de algumas polêmicas e que também tem deixado muita gente insatisfeita. Apesar disso, ele vem fazendo bonito no que diz respeito às vendas, tendo sido inclusive o jogo da Ubisoft vendido mais rapidamente durante as primeiras 24 horas pós-lançamento, em toda a história da desenvolvedora e publisher francesa.

O fato é que Watch Dogs é um fenômeno e tanto. O maior sucesso da Ubisoft até hoje, talvez (pelo menos é o que podemos depreender a partir de sua vendagem): afinal, também, 6 milhões de cópias em apenas um dia não é para qualquer um. Mas talvez o maior “problema” em relação ao jogo de mundo aberto (uma ótima alternativa enquanto você espera por GTA V no PC, por falar nisso) esteja relacionado a seus gráficos. Ou melhor, ao downgrade gráfico que ele sofreu, o qual o deixou com gráficos muito inferiores àquilo que vimos durante a E3 2012.

Modificando e melhorando

Felizmente, pelo menos para quem adquiriu o jogo para o PC, isto pode ser corrigido. Um modder chamado TheWorse descobriu uma série de configurações desativadas e arquivos escondidos na versão do game para PC. Tudo isto devidamente trabalhado, ajustado, ativado era, ou melhor, é, capaz de deixar o jogo muito, muito mais bonito. Surpreendente, na verdade.

Não que o Watch Dogs vanilla seja feio, mas o mod é capaz de melhorar tudo de maneira absurda. De deixar muitos jogadores embasbacados. E, além disso, o fato dos tais arquivos e configurações terem sido escondidos nos leva a uma série de outras questões e detalhes bastante discutíveis. Mas deixemos isto para lá, por enquanto.

Watch Dogs
Screenshot de Watch Dogs após instalação do mod TheWorse

TheWorse acabou então criando um mod para, digamos, liberar tudo aquilo que a Ubisoft escondeu. A empresa até tentou se explicar:

A versão para PC de fato contem algumas configurações de renderização velhas e não utilizadas, as quais foram desativadas por uma variedade de razões, incluindo possíveis impactos na fidelidade visual, estabilidade, performance e qualidade do gameplay como um todo.

Os modders geralmente são jogadores criativos e apaixonados, e embora nós apreciemos seu entusiasmo, o mod em questão (o qual utiliza aquelas velhas configurações), subjetivamente melhora a fidelidade visual do jogo em determinadas situações, mas também pode ter vários impactos negativos.

Estes podem variar de problemas de desempenho, passando por dificuldades na leitura do ambiente para a apreciação do gameplay, até tornar o jogo potencialmente menos agradável ou até mesmo instável“.

Mas tal explicação, claro, não convence. O que parece, também, é que o tal downgrade pode ter sido realizado para equiparar a qualidade gráfica das versões do jogo para computadores com aquelas para consoles, talvez até devido à parceria da desenvolvedora com a fabricante de GPUs NVIDIA, parceria esta que envolve o conjunto de ferramentas GameWorks e que, além de tudo, acabou resultando em uma série de problemas relacionados a performance com jogadores que utilizam hardware da AMD.

E até mesmo os tais “problemas de desempenho” citados pela Ubisoft em relação ao mod parecem não fazer sentido (já testei várias versões do mod, e nunca tive problemas – a comunidade de jogadores de Watch Dogs no PC também está apreciando bastante o mesmo, e sem problemas). A empresa parece também não desejar fornecer maiores detalhes a respeito, o que acaba fazendo com que a ideia de downgrade seja ainda mais fortalecida.

Polêmicas e controvérsias à parte, TheWorse acaba de lançar a versão 1.0 de seu mod, a qual também inclui um sensacional pack de texturas. O mod é realmente muito bacana, e se você joga no PC, eu diria até imprescindível. Uma série de detalhes e elementos que passavam até mesmo despercebidos, sem ele, agora deixam muitas pessoas boquiabertas.

Watch Dogs
Screenshot de Watch Dogs após instalação do mod TheWorse

Partículas, iluminação, sombras, DOF (depth of field, ou, profundidade de campo), efeitos de explosão, reflexos, lens flares, e mais uma série de itens foram fantasticamente aprimorados. Agora, a chuva parece muito mais realista. A roupa do protagonista reage de forma mais realista ao vento e à água. Metais, rochas, areia, névoa e terra têm uma aparência muito mais impressionante.

Como instalar a versão 1.0 do mod TheWorse

A versão 1.0 do “TheWorse Mod” também trás uma série de melhorias. Ela conta com diversos ajustes, incluindo no DOF, e é extremamente simples de ser instalada. Se você joga Watch Dogs no PC, siga os procedimentos abaixo:

1) Baixe a última versão do mod através deste link (para aproveitá-la ao máximo, use o link “Download with MalDo textures”);

2) Descompacte o arquivo “TheWorse MOD 1.0v.rar” em uma pasta qualquer de seu PC.

3) Em seguida, copie os arquivos “patch.dat” e “patch.fat” para a pasta “data_win64” localizada dentro do diretório de instalação do jogo (por exemplo, “C:\Program Files (x86)\Steam\SteamApps\common\Watch_Dogs\data_win64”);

4) Inicie o jogo e aprecie os belíssimos gráficos.

Divirta-se com um Watch Dogs belíssimo

Após a instalação do mod, você perceberá a diferença logo nos primeiros momentos, assim que entrar na pele de Aiden Pearce. Para maiores surpresas, caso ainda não tenha anoitecido, vá até um de seus esconderijos e avance o tempo. Saia à noite. Aprecie a bela Chicago. Passeie pela cidade e observe os postes de iluminação, o asfalto, a água, o chão.

Aguarde pela chuva, e perceba como as poças d’água agora estão diferentes. Veja como a água escorre pela roupa do personagem principal. Provoque algum acidente de trânsito e aguarde até alguma explosão: veja como tudo está mais bonito. Divirta-se.